sábado, 12 de janeiro de 2019

asM3M. Vol.3. Ed.2. Págs.87 a 92.

-asM3M. Vol.3. Ed.2. Págs.87 a 92.


*** OLHO NO OLHO ***

- Eu estava te esperando.

- É. Eu sei.

- Tenho buscado e coletado evidências da existência de vocês em todos os lugares...

- É.

- Sim, bem sabes. Tenho sentido tua presença há meses por aqui...

- Tens pensado muito em mim... bem sei: não muito bem. Aliás, tens pensado muito mal a meu respeito.

- Veja: minhas intenções não eram estas. Capturar alguém do teu porte não é muito sábio... eu sei.

- Não sabes...

- Como?

Com uma pausa maquiavélica, meticulosamente pensada e operada, entre as duas palavras, a musa vociferou do âmago de sua onipotência daquele cárcere projetado para contê-la:

- Não... sabes.

Procurando não demonstrar o medo que se tornava evidente no pulsar da jugular, ele tentou desestabilizá-la, dali mesmo, sentado no centro do pan-óptico que improvisou a partir de suas heranças modernas:

- Eu sou o sapiens da sala, mulher!

Ela arquejou em volta do primata e, como um leão de juba incandescente como o fogo que é impedido de avançar nos visitantes pelas barras em um zoológico, rosnou. Se aproximou um pouco mais e sussurrou no ouvido dele:

- Só porque eu quis.

- Como?

- Vês? Ter dúvidas não é ruim... entretanto, tê-las em demasia... e tão primárias... isso é tão... sapiens... E ainda aplicas a mim o substantivo feminino que aplicas às primatas... não sou da sua espécie...

- Percebe-se que não és... Olha! Tenho estudado vocês desde sempre e sei que estavam presentes na construção do estado moderno... esperava uma reação mais humanitária...

- Desde sempre? Desde quando? Presenciamos a progressão do teu be-a-bá...

O sapiens ficou pensativo, como que tomado de surpresa...

- Quanto ao humanitário... outro pequeno descuido de nossa parte... Algumas de nós dão muita corda para vocês...

- Espera! O meu be-a-bá? Vocês não são tantas assim... não podem cuidar de todo o be-a-bá do mundo...

- Sempre pudemos... o plano moderno os colocou todos dentro de salas de aula para que pudéssemos acompanhar esse processo de forma mais... digamos: integral.

- Não é verdade! As professoras que conheço não são da sua laia... são da minha espécie... já sei como vocês operam...

- Ah, a verdade... o que é a verdade? De onde vieram? Pra onde vão? Para onde quisermos... Não damos aulas: inspiramos. Isso já sabes... mas deves estar inebriado com o vinho que abriu para me esperar enquanto vigiavas o néctar que deixou aqui para me atrair... A julgar pelas garrafas abertas: demorei para chegar...

- Um pouco mais do que eu esperava...

- Não é bom que te auto-subestimes... Tens em mãos a última garrafa da qual dispões... estimaste adequadamente tuas provisões... Tivesse tu superestimado: eu poderia te acompanhar...

- Não por isso. Acabei de abrir.

Ele serviu uma taça de vinho para a musa e continuou a beber diretamente do gargalo... A musa assistiu hipnotizada a um gole um pouco mais demorado, que deixou um pouco do líquido escorrer pelo canto da boca e descer pela jugular pulsante do pescoço.

- Embora eu prefira beber dos gargalos que eu mesma rasgo, agradeço a taça. Operar no nível físico é muito desgastante... não teríamos energia suficiente para coexistir com vocês o tempo todo do be-a-bá ao túmulo... abrimos raras exceções em momentos de elevada produção científica ou artística... precisamos de combustível... chás, cafés, cervejas, vinhos, destilados, fermentados, doces, azedos, amargos... até mesmo líquidos mais nobres, provenientes de cascos orgânicos descartáveis, frágeis e menos valiosos. Os melhores drinques vêm nos piores frascos.

- Sim, eu bem sei. Também sei que os elementos de nosso plano têm grandes efeitos sobre seus poderes de atuação por aqui... tanto para amplia-los como para restringi-los. Sei que podem influenciar na cor de seus olhos e cabelos... e que se forem ingeridos na forma líquida eles têm efeitos mais rápidos. Muito obrigado por responder ao meu convite com tua presença física...

A musa fez uma reverência... iria brincar um pouco mais com o primata, lembrou de uma orca brincando com uma foca no mar gelado, achou divertido e sorriu sem mostrar os dentes.

O primata recuou. Até pensou em reagir, talvez pudesse aplicar um mata-leão. Gostava de resolver as questões no mata-leão, porque não matava: botava para dormir. Entretanto, o leão com a juba eriçada, agora com mechas roxas da cor da uva, também pretendia colocá-lo para dormir... para sempre. O primata e o leão (porque a leoa não tem juba) prolongavam a conversa como se estivessem esperando por mais alguém...

- Então, as musas estão nas salas de aula junto com os professores?

- Nem sempre... o projeto moderno nos atende muito bem, de forma que não precisamos estar sempre do lado de vocês... ainda bem...

- Mas nem todos os alunos progridem na mesma velocidade... talvez nem precisassem... mas... ao final do ano letivo eles deixam as classes com conhecimentos tão desuniformes... isso não é tão humanitário quanto a modernidade de vocês pressupõe: liberdade, igualdade e fraternidade... onde está a igualdade nesse processo?

- Olha, rapaz: presta atenção.

A voz soou um tanto grave, cavernosa... Pensou em dizer: “junto com a liberdade e fraternidade”, mas resistiu, receou ter que explicar também a piada. Balançando a taça na mão com o indicador apontado para a fronte do primata, prosseguiu tomando outra linha de pensamento:

- Vou repetir (ainda com voz gutural): algumas de nós dão muita corda para vocês... não fazemos lemas ou confeccionamos palavras de ordem... as inspiramos... mas não temos como controlar todos os resultados do livre arbítrio que podem exercer. (com a voz já mais aguda e equalizada) Temos muito trabalho a fazer... (quase rindo, agora olhando por trás dos ombros do embriagado interlocutor) Igualdade e educação humanitária não estão na nossa ordem do dia. <<< continua no volume 4... >>>

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https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt
(ISBN 978-85-915192-8-6)
asM3M. Vol.3. Ed.2.
TRI eQUIVOCADO, BARBARIDADe!
COLeÇÃO AS MUSAS DO TeRCeIRO MILêNIO
VOLUMe 3. SeGUNDA eDIÇãO.
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CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. In: CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
 
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