sábado, 12 de janeiro de 2019

asM3M. Vol.3. Ed.2. Págs.67 a 69.

-asM3M. Vol.3. Ed.2. Págs.67 a 69.



- Talvez não tenhamos muitos grupos que se reconheçam assim nos dias de hoje... mas há algumas décadas... muito provavelmente teríamos muitos grupos que assim se reconhecessem.

Ela sorriu.

- Também penso assim.

E já tratou de desmanchar o sorriso antes de prosseguir:

- Dessa forma, muito importa o tempo. Talvez seja uma questão de quanto queremos retroceder ou avançar no tempo para reconhecer uma ou outra prática de tomar chimarrão... talvez em um futuro distante a tradição seja reconhecida em cuias de porcelana com bomba de metal... hoje se pretende fazer reconhecê-la nas cuias de porongo acompanhadas pelas bombas de metal da mesma forma que podemos recuar um pouco mais e talvez reconhecê-las ainda nas cuias de porongo, entretanto acompanhadas por bombas de bambu... Talvez o discurso esteja limitado às nossas preferências do quanto queremos ser ou parecer o mais europeu, indígena ou brasileiro possível... para tanto uns usam os porongos redondos, outros usam os mais compridos para reforçar suas marcas identitárias...

- E isso tudo aí que estás me contando é verdade ou é só trova?

- Bah, mas aí tu me faz deixar cair os butiás do bolso... É nesse ponto, bem nessa fala tua que o autor do terceiro volume da série das musas do terceiro milênio não se contenta com o texto que confeccionou para a introdução dos três livros... nesse volume mais recente ainda tece novas considerações sobre nós, as musas.

A ruiva toma o livro nas mãos e lê, novamente em alto e bom som:

- As falas delas estão limitadas por suas memórias de experiências vividas e lidas, pelas lições aprendidas... E o pior é que as falas delas também estão limitadas pelas memórias de experiências vividas e lidas, bem como pelas lições aprendidas pelo autor da série. Pelos sites que visitaram e pelos que deixaram de visitar. Pelas aulas de idiomas que frequentaram ou deixaram de frequentar...

Ela balança a cabeça e concorda com o autor:

- E não é que ele tem razão? Mas a lição aqui, piá, é o respeito.

- O respeito?

- Ou a falta dele...

- Como assim?

Bento perguntou enquanto olhava impressionado para as páginas do livro: conferindo, em silêncio, a leitura da musa... De repente, levanta os olhos e lê em voz alta, um pouco desconcertado, pensativo e apresentando um certo desconforto:

- Aqui no livro o autor alerta que a musa deste volume da série apresenta alto índice de instabilidade emocional e imprevisíveis alterações repentinas de humor... ele revela que, apesar de conhecer o suficiente de análises sociológicas e culturais, ela entende um pouco de inglês e espanhol e sequer arranha o alemão...

A ruiva alucinada, entretida na formulação do sermão que pretende proferir, não ouve o rapaz e retoma a fala:

- Olha, eu bebo chimarrão em qualquer cuia... uso a de vidro quando quero sentir melhor o gosto da erva... não recuso chimarrão misturado com folhas de outros chás ou mesmo com mel ou açúcar... podemos apreciar cada chimarrão que gentilmente nos é ofertado e experimentar as práticas de um ou outro anfitrião e seus costumes... sem reclamar ou botar defeito... já a cuia de porongo acrescenta um novo gosto ao mate, principalmente com o passar do tempo em que vai ficando mais curtida... o gosto da erva é por vezes alterado até mesmo quando se troca de fornecedor ou tipo de moagem...



Próxima Página: http://asm3m.blogspot.com/2019/01/asm3m-vol3-ed2-pags69-71.html
Capa/Sumário: http://asm3m.blogspot.com/2018/11/as-musas-do-terceiro-milenio-2018.html
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt
(ISBN 978-85-915192-8-6)
asM3M. Vol.3. Ed.2.
TRI eQUIVOCADO, BARBARIDADe!
COLeÇÃO AS MUSAS DO TeRCeIRO MILêNIO
VOLUMe 3. SeGUNDA eDIÇãO.
 i. O conteúdo original em meio digital pode ser livremente distribuído em formato “.pdf” desde que não seja modificado e se apresente por completo.
ii. Esta página só pode ser reproduzida em suporte físico desde que se apresente tal qual se encontra no original.
iii. O conteúdo da OBRA que exceder três páginas não pode ser exposto na Internet ou digitalmente reproduzido (utilizar a opção i). Ao longo do ano de 2018, solicite o “.pdf” para clarcen2009@gmail.com






  
LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais [ebook]. / César Gonçalves Larcen - 2. Ed. - Canoas: César Gonçalves Larcen Editor, 2014. 102 p. ebook.: il.
COMPRE AQUI:https://www.amazon.com.br/As-musas-terceiro-mil%C3%AAnio-desterro-ebook
  
LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais [ebook]. / César Gonçalves Larcen - 2. Ed. - Canoas: César Gonçalves Larcen Editor, 2014. 102 p. ebook.: il.
COMPRE AQUI:https://www.amazon.com.br/musas-acham-terceiro-mil%C3%AAnio-Livro-ebook
  
LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais [ebook]. / César Gonçalves Larcen - 2. Ed. - Canoas: César Gonçalves Larcen Editor, 2014. 102 p. ebook.: il.
COMPRE AQUI:http://www.amazon.com/dp/B01AGVB3D0?ref_=pe_2427780_160035660
DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD.LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
DOWNLOAD PARCIAL.LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.

CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. Considerações sobre o ensino de Filosofia, sua relação com a educação e a noção de meio ambiente. In: I-Sophia: revista eletrônica de investigações filosófica, científica e tecnológica. Ano I, Volume 1, número 2 (2015) - Assis Chateaubriand: JPJ Editor, 2015. Trimestral. ISSN - 2358-7482. Pg.144-158.

CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. In: CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
 
DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD.FIALHO, Arivelto Bustamante. QUADROS, Augusto Wagner Farias de. CARVALHO, Nilton Cezar. Tecnologia da informação e educação contemporânea. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2015. 65p. il.
DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD.LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD.AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.

Sem comentários:

Enviar um comentário

asM3M. Lançamento em 07.set.2019 do Palylist e Songbook para o Volume 4.

asM3M. As Musas do Terceiro Milênio. Lançamento em 07.set.2019 do Palylist e Songbook para o Volume 4. Os primeiros três capítulos já es...