- E quanto aos pronomes pessoais: temos
os pronomes de tratamento... acho interessante mantermos ao longo de um texto
ou livro as conjugações verbais referentes a segunda pessoa do singular dos
pronomes pessoais do caso reto ou pelo pronome de tratamento na terceira
pessoa, optando entre os pronomes tu e você. Entretanto o autor pode reservar
esta regra para a narração, já no que diz respeito aos personagens: depende do
que ele pretende representar ou apresentar para o leitor... eventualmente os
personagens podem não seguir a mesma regra. Ainda assim, há casos em que a
própria narração pode variar a conjugação verbal ou em relação aos pronomes
pessoais retos ou de tratamento conforme quiser impactar com maior ou menor grau
de intensidade a relação dele com o leitor.
A ruiva já não olhava apenas no fundo
dos olhos de Seguro, conseguia antever o fundo da alma do rapaz, examinando
atentamente a sua superfície.
- Faz diferença se te trato por você,
tu ou senhor?
- Bah, isso, sim, agora me faz toda a
diferença!!!
- Pois então...
Parecia satisfeita, sem no entanto
estar. Deixou por um instante de vasculhar a alma e o fundo dos olhos do jovem
que começava a sentir-se inebriado com a inspiração que percebia brotar em
ritmo acelerado dentro de sua mente. Ele não tinha percebido o momento em que a
súbita inspiração fincou raízes, mas a musa se percebia ciente de todas as
origens do mundo e dos processos que ela operava...
Impressionante, não para a musa, como
ele seguia o script por ela planejado sem mesmo perceber ou conhecê-lo. Ela
estava tratando de conduzi-los à reta final daquela visita:
- Agora que estamos chegando ao final
da visita, vamos falar da clássica tradição gaúcha em relação
ao moderno. Até onde ou quando podemos recuar no tempo para que possamos
identificar a tradição gaúcha?
- Certamente, não até a antiguidade
clássica da idade antiga... no tempo da Grécia antiga... não, mesmo.
- Com certeza... E até onde recuamos no
tempo para nos referir a identidade grega ou mesmo romana?
- Nesse caso, à idade antiga e às
penínsulas balcânica e italiana, na Europa...
- É uma lacônica viagem no espaço a que
mencionas, mas uma longa viagem no tempo... E se perguntarmos a um habitante da
Grécia ou da Roma atual? Com qual espaço geográfico será que se identificam?
- Não faço a menor ideia... não sou
grego ou romano... a não ser que consideremos os vídeos que me fizeste
assistir... um propõe que descendemos todos geneticamente de uma mesma
ancestral fêmea...
- No caso de vocês, mortais: sim.
- Pelo que o segundo vídeo propõe, pode
ser que eu descubra que minha jornada genética tenha se originado logo nessas
localidades... Mas: sei não... continuo não arriscando um palpite...
- Deixa de onda e responde o que vier a
tua mente... é só um exercício, guri...
No susto ele lascou:
- Até a formação dos respectivos países
na idade moderna...
- Muito bem... talvez seja um tanto
quanto provável que os indivíduos contemporâneos destas localidades tendam a se
reconhecer como os gregos ou romanos do Estado vigente de acordo com a
identidade proposta ou promovida pelas respectivas instituições que atuam nas
instâncias de governo, educação e sociedade, entre outras. Caso se permitissem
remontar ao tempo do Império Romano, talvez tivessem outra percepção de si
mesmos como cidadãos de uma outra realidade... Quem sabe? Daí, pergunto: o
conjunto das práticas culturais desses grupos de indivíduos, nessas áreas
geográficas e nos tempos atuais podem ser os mesmos dos demais indivíduos que
viviam nessas mesmas áreas em tempos predecessores? E retroagindo a, pelo menos,
qual intervalo de tempo se desejássemos manter o conjunto intacto?
- Como assim?
- Tá bom. No Brasil... em um determinada
capital de estado qualquer... os indivíduos podem se reconhecer como indivíduos
que fumam em espaços públicos fechados?
Capa/Sumário: http://asm3m.blogspot.com/2018/11/as-musas-do-terceiro-milenio-2018.html
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt (ISBN 978-85-915192-8-6)
asM3M. Vol.3. Ed.2.
TRI eQUIVOCADO, BARBARIDADe!
COLeÇÃO AS MUSAS DO TeRCeIRO MILêNIO
VOLUMe 3. SeGUNDA eDIÇãO.
ii. Esta página só pode ser reproduzida em suporte físico desde que se apresente tal qual se encontra no original. iii. O conteúdo da OBRA que exceder três páginas não pode ser exposto na Internet ou digitalmente reproduzido (utilizar a opção i). Ao longo do ano de 2018, solicite o “.pdf” para clarcen2009@gmail.com |
LARCEN, César Gonçalves. Mais
uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e
liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o
campo dos Estudos Culturais [ebook]. / César Gonçalves Larcen - 2. Ed. - Canoas: César Gonçalves Larcen Editor, 2014. 102 p. ebook.: il.
COMPRE AQUI:https://www.amazon.com.br/As-m | |
LARCEN, César Gonçalves. Mais
uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e
liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o
campo dos Estudos Culturais [ebook]. / César Gonçalves Larcen - 2. Ed. - Canoas: César Gonçalves Larcen Editor, 2014. 102 p. ebook.: il.
COMPRE AQUI:https://www.amazon.com.br/musa | |
LARCEN, César Gonçalves. Mais
uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e
liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o
campo dos Estudos Culturais [ebook]. / César Gonçalves Larcen - 2. Ed. - Canoas: César Gonçalves Larcen Editor, 2014. 102 p. ebook.: il.
COMPRE AQUI:http://www.amazon.com/dp/B01AG | |
DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD.LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias
Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço
em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
| |
DOWNLOAD PARCIAL.LARCEN, César Gonçalves. Mais
uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e
liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o
campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
| |
CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. Considerações sobre o ensino de Filosofia, sua relação com a educação e a noção de meio ambiente. In: I-Sophia: revista eletrônica de investigações filosófica, científica e tecnológica. Ano I, Volume 1, número 2 (2015) - Assis Chateaubriand: JPJ Editor, 2015. Trimestral. ISSN - 2358-7482. Pg.144-158.
| |
CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. From
modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies
field to study the modern and the post-modern education on punctual
elements. In: CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
| |
DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD.FIALHO, Arivelto Bustamante. QUADROS, Augusto Wagner Farias de. CARVALHO, Nilton Cezar. Tecnologia da informação e educação contemporânea. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2015. 65p. il.
| |
DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD.LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
| |
DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD.AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário