sábado, 12 de janeiro de 2019

asM3M. Vol.3. Ed.2. Págs.53 a 55.

-asM3M. Vol.3. Ed.2. Págs.53 a 55.



Reabriu o livro e retomou a leitura em voz alta contemplando o trecho a seguir:
Museu veio do grego mouseîon, lugar onde as Musas residem, através do latim museu, templo das Musas, museu, biblioteca, academia.
Música, através do latim musica, veio do grego mousikós, relativo às Musas, cantos, música.
Mosaico veio do italiano mosaico, cobertura decorativa com placas de várias cores, que se originou do latim musaicu, forma alterada de musivum (opus), obra inspirada pelas Musas e, por extensão, conjunto de elementos variados. (PIMENTA, 2016, p.161, grifos do autor)

Terminou a leitura... fez uma pausa dramática, talvez para recuperar o fôlego, buscou novas forças e atirou:

- Olha aqui!!! Tu podes citar a Wikipedia, podes escrever “modernizar” em projetos de tecnologia da informação, mencionar “seres humanos modernos” na “pré-história” e na “revolução social”, bem como práticas sociais na “idade moderna”... só cuida o contexto... e se achar que precisa, porque pensou muito nisso e chegou a essa conclusão: descreve os limites do teu trabalho... se achar que não precisa... pensa de novo... busca uma nova perspectiva e decide... O mesmo vale para quando utilizas as palavras "clássico", "tradição", "tradicional" e outras derivações...

Recorrendo novamente à apresentação na tela do computador do quadro na página do RESUMO ESCOLAR na Internet, a musa aponta para o vídeo com o dedo no qual a unha pintada de preto, verde e dourado ostenta um pequeno pingente de ouro em forma de adaga:

- Como já deves dominar os temas em pauta que utilizas para definir uma determinada cultura, a clássica tradição gaúcha que supostamente estou rompendo ao não utilizar uma cuia de porongo para servir o chimarrão, certamente não te referes à “tradição gaúcha da antiguidade clássica” inerente à “idade antiga” que terminou com a queda de Roma no ano 476, no que diz respeito ao espaço de tempo considerado, nem tampouco aos gregos, no que diz respeito à geografia em questão...

Bento olhou surpreso e balbuciou como que sob a influência de forte transe hipnótico:

- Aparentemente: não...

- Então... aparentemente, como dizes: estavas utilizando os termos como nos casos em que se referem à “música clássica”, ou talvez “erudita”, como algo que diz respeito  a um período muito mais recente cuja música remete à conceitos mais antigos...

A ruiva olhou agora como uma juíza de futebol prestes a desmascarar o jogador que ainda se contorce no gramado tentando cavar um pênalti na área do adversário...Mais perdido do que um cego em briga de faca, Bento desviou o olhar... A ruiva juíza: não. Com o olhar implacável, prosseguiu:

- Ou como nos casos em que se referem aos “clássicos do futebol” como algo que remete a jogos tradicionais, mesmo entre clubes não tão antigos quanto o próprio futebol ou quanto os efetivamente clássicos gregos...

A musa olhou em volta, procurando por um culpado a quem atribuir a culpa de um crime que não existiu e que do qual só ela tinha conhecimento de que poderia ter ocorrido... e teria eventualmente ocorrido caso ela não tivesse tomado às rédeas do rumo da prosa. Alinhou a alça de mira, achou o potencial culpado e sentenciou: "culpado"... ou, neste caso: "equivocado".

- Agora, guri, retomando a questão do mimimi: estás mui equivocado...

- De novo?

- Eu não quis dizer isso, mas já que adiantaste admitindo que a clássica tradição gaúcha se converte em equívoco e não em prática consciente do uso da linguagem... Olha só...

Como se tentasse ouvir uma música que era inaudível para Bento, a musa colocou a mão por traz da própria orelha...

- O tão grafado mimimi das redes sociais da Internet é foneticamente similar ao recíproco Me Me Me da língua inglesa.

Seguro prestou atenção e percebeu a sonoridade introduzida pelo didático gestual da musa que completou:

- É homófono aos ouvidos de muitos e, ao mesmo tempo, uma onomatopeia para o choro que podemos estar tentando caracterizar na fala do outro...

O jogador catimbeiro, agora, se joga novamente no gramado e faz fita...


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https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt
(ISBN 978-85-915192-8-6)
asM3M. Vol.3. Ed.2.
TRI eQUIVOCADO, BARBARIDADe!
COLeÇÃO AS MUSAS DO TeRCeIRO MILêNIO
VOLUMe 3. SeGUNDA eDIÇãO.
 i. O conteúdo original em meio digital pode ser livremente distribuído em formato “.pdf” desde que não seja modificado e se apresente por completo.
ii. Esta página só pode ser reproduzida em suporte físico desde que se apresente tal qual se encontra no original.
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CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. Considerações sobre o ensino de Filosofia, sua relação com a educação e a noção de meio ambiente. In: I-Sophia: revista eletrônica de investigações filosófica, científica e tecnológica. Ano I, Volume 1, número 2 (2015) - Assis Chateaubriand: JPJ Editor, 2015. Trimestral. ISSN - 2358-7482. Pg.144-158.

CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. In: CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
 
DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD.FIALHO, Arivelto Bustamante. QUADROS, Augusto Wagner Farias de. CARVALHO, Nilton Cezar. Tecnologia da informação e educação contemporânea. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2015. 65p. il.
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