Reabriu o livro e retomou a leitura
em voz alta contemplando o trecho a seguir:
Museu veio do grego mouseîon, lugar
onde as Musas residem, através do latim museu, templo das Musas,
museu, biblioteca, academia.
Música, através do latim musica, veio
do grego mousikós, relativo às Musas, cantos, música.
Mosaico veio do italiano mosaico,
cobertura decorativa com placas de várias cores, que se originou do latim musaicu,
forma alterada de musivum (opus), obra inspirada pelas Musas e,
por extensão, conjunto de elementos variados. (PIMENTA, 2016,
p.161, grifos do autor)
Terminou a leitura... fez uma pausa
dramática, talvez para recuperar o fôlego, buscou novas forças e atirou:
- Olha aqui!!! Tu podes citar a
Wikipedia, podes escrever “modernizar” em projetos de tecnologia da informação,
mencionar “seres humanos modernos” na “pré-história” e na “revolução social”,
bem como práticas sociais na “idade moderna”... só cuida o contexto... e se
achar que precisa, porque pensou muito nisso e chegou a essa conclusão:
descreve os limites do teu trabalho... se achar que não precisa... pensa de
novo... busca uma nova perspectiva e decide... O mesmo vale para quando
utilizas as palavras "clássico", "tradição",
"tradicional" e outras derivações...
Recorrendo novamente à apresentação
na tela do computador do quadro na página do RESUMO ESCOLAR na Internet, a musa
aponta para o vídeo com o dedo no qual a unha pintada de preto, verde e dourado
ostenta um pequeno pingente de ouro em forma de adaga:
- Como já deves dominar os temas em
pauta que utilizas para definir uma determinada cultura, a clássica tradição
gaúcha que supostamente estou rompendo ao não utilizar uma cuia de porongo para
servir o chimarrão, certamente não te referes à “tradição gaúcha da antiguidade
clássica” inerente à “idade antiga” que terminou com a queda de Roma no ano 476,
no que diz respeito ao espaço de tempo considerado, nem tampouco aos gregos, no
que diz respeito à geografia em questão...
Bento olhou surpreso e balbuciou como
que sob a influência de forte transe hipnótico:
- Aparentemente: não...
- Então... aparentemente, como dizes:
estavas utilizando os termos como nos casos em que se referem à “música
clássica”, ou talvez “erudita”, como algo que diz respeito a um período muito mais recente cuja música
remete à conceitos mais antigos...
A ruiva olhou agora como uma juíza de
futebol prestes a desmascarar o jogador que ainda se contorce no gramado
tentando cavar um pênalti na área do adversário...Mais perdido do que um cego
em briga de faca, Bento desviou o olhar... A ruiva juíza: não. Com o olhar
implacável, prosseguiu:
- Ou como nos casos em que se referem
aos “clássicos do futebol” como algo que remete a jogos tradicionais, mesmo
entre clubes não tão antigos quanto o próprio futebol ou quanto os efetivamente
clássicos gregos...
A musa olhou em volta, procurando por
um culpado a quem atribuir a culpa de um crime que não existiu e que do qual só
ela tinha conhecimento de que poderia ter ocorrido... e teria eventualmente
ocorrido caso ela não tivesse tomado às rédeas do rumo da prosa. Alinhou a alça
de mira, achou o potencial culpado e sentenciou: "culpado"... ou,
neste caso: "equivocado".
- Agora, guri, retomando a questão do
mimimi: estás mui equivocado...
- De novo?
- Eu não quis dizer isso, mas já que
adiantaste admitindo que a clássica tradição gaúcha se converte em equívoco e
não em prática consciente do uso da linguagem... Olha só...
Como se tentasse ouvir uma música que
era inaudível para Bento, a musa colocou a mão por traz da própria orelha...
- O tão grafado mimimi das redes
sociais da Internet é foneticamente similar ao recíproco Me Me Me da língua
inglesa.
Seguro prestou atenção e percebeu a
sonoridade introduzida pelo didático gestual da musa que completou:
- É homófono aos ouvidos de muitos e, ao
mesmo tempo, uma onomatopeia para o choro que podemos estar tentando
caracterizar na fala do outro...
O jogador catimbeiro, agora, se joga
novamente no gramado e faz fita...
Capa/Sumário: http://asm3m.blogspot.com/2018/11/as-musas-do-terceiro-milenio-2018.html
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt (ISBN 978-85-915192-8-6)
asM3M. Vol.3. Ed.2.
TRI eQUIVOCADO, BARBARIDADe!
COLeÇÃO AS MUSAS DO TeRCeIRO MILêNIO
VOLUMe 3. SeGUNDA eDIÇãO.
ii. Esta página só pode ser reproduzida em suporte físico desde que se apresente tal qual se encontra no original. iii. O conteúdo da OBRA que exceder três páginas não pode ser exposto na Internet ou digitalmente reproduzido (utilizar a opção i). Ao longo do ano de 2018, solicite o “.pdf” para clarcen2009@gmail.com |
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CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. From
modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies
field to study the modern and the post-modern education on punctual
elements. In: CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
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