sábado, 12 de janeiro de 2019

asM3M. Vol.3. Ed.2. Págs.61 a 63.

-asM3M. Vol.3. Ed.2. Págs.61 a 63.



Mas não era o caso, preferiu continuar utilizando o navegador da Internet pelo computador de Bento. Digitou e apontou com o dedo balançando o pequeno pingente de ouro em forma de adaga.

- Na página que o autor disponibilizou na grande rede com as referências do terceiro milênio, ele teve o cuidado de nos apresentar um pouco de versatilidade pronominal (PEREZ) e concordância verbal (PORTUGUÊS.COM.BR), passando pelos pronomes de tratamento (DUARTE) e pessoais oblíquos (DUARTE), bem como pelo modo subjuntivo e imperativo das formas verbais (DUARTE) e pelas flexões verbais (DUARTE).

Parou de apontar e, olhando bem no fundo dos olhos de Bento, prosseguiu...

- O autor utiliza alguns recursos para propor novas técnicas de comunicação visual da escrita ou ainda promover sensações subliminares aos leitores. Eu pressuponho que ele saiba de alguma forma utilizar os tempos verbais e que, no início do conto do volume 3, por exemplo, os utilizou para conjugar frases no passado ou no presente no intuito de, eventualmente, nos produzir a sensação de urgência ou de ritmos ora mais acelerados ou mais lentos de leitura...

Ajeitou os cabelos de rubi em um coque improvisado no alto da cabeça enquanto lembrava de outras mídias e suportes para outras expressões artísticas. Com a nuca aparente continuou:

- Já que ele não dispõe de recursos como os de um filme para controlar a velocidade com a qual a informação é apresentada para o público... ele pode tentar administrar o ritmo da leitura, ou da sensação do tempo que leva pra passar uma ação. Entretanto, o suporte do livro e o suporte do vídeo já não oferecem alternativas tão desproporcionais para os autores no que diz respeito à inserção de flashback em suas respectivas obras.

Aprumou a cabeça, aproveitou para alinhar o corpo e o raciocínio. O coque se desfez e um mar de ondas vermelhas se descortinou por sobre parte da face, cobrindo a nuca e um dos ombros... Inclinou a cabeça um pouco para frente e olhando por cima dos óculos vociferou com a voz grave de um trovão incendiário e ainda assim lúgubre e sombria. Soando como que abafada por aquela incessante chuva que desaba no alto das coxilhas e ressoa nas abas do chapéu do tropeiro:

- Nesse caso, poder optar por utilizar a expressão “a ruiva está parada” ou “a ruiva estava ali parada” abre a possibilidade de trazer o leitor para o tempo presente da musa ou distanciá-lo, de alguma forma, daquela experiência.

Achou que era o momento de interromper as explicações por enquanto e passou a indagar:

- Qual a diferença para você entre assistirmos uma partida filmada e televisionada em tempo real, ao vivo, ou com alguns segundos de atraso por conta do meio de veiculação ou ainda após algumas horas ou mesmo muitas?

- Mas bah... Muita diferença!!!!

- Às vezes: isso faz toda a diferença!!! Da mesma forma que ele se propõe a aproximar ou distanciar o leitor do tempo da ação, o autor deste livro propõe novas formas de fazermos referências a outras obras, além das normativas vigentes ou da simples menção ou descrição livre das mesmas, pressupondo a progressiva redução da impressão de obras e a crescente disponibilização em outros suportes no advento das plataformas digitais. E ele também procura, na medida do possível, não colocar termos estrangeiros em itálico ou com grafia diversa, ainda que não obtenha sucesso absoluto, se considerarmos que aplica margem visivelmente alterada à trechos inteiros... é um exercício despir-se de velhas rotinas de escrita que vem praticando ao longo das décadas... vez outra é apanhado colocando uma palavra em evidência gráfica, seja aplicando o recurso das aspas ou sublinhando palavras... pois não se trata de substituir ou eliminar as outras formas de grafia, mas de exercitar as possibilidades estéticas das alternativas disponíveis...

Ela baixou o tom da voz, enfática:

- Talvez estejamos tratando apenas de uma aposta em outros formatos gráficos...

Ela retomou o tom habitual e prosseguiu...

- No caso das palavras estrangeiras, isso pode se traduzir na intenção de não indicar para o leitor que desconheça aquela palavra que a mesma não será encontrada no dicionário da língua que predomina no texto, e que deve ser procurada em outras fontes ou dicionários estrangeiros... podemos pressupor que as pessoas já estão aptas a clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a palavra que desconhece ou a submete-la à alguma ferramenta de busca na Internet. E mais, já estão aptas a ficar sabendo tudo sobre a mesma navegando pela grande rede de computadores...

Respirou e seguiu no mesmo ritmo, sem alterar o tom:


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Capa/Sumário: http://asm3m.blogspot.com/2018/11/as-musas-do-terceiro-milenio-2018.html
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt
(ISBN 978-85-915192-8-6)
asM3M. Vol.3. Ed.2.
TRI eQUIVOCADO, BARBARIDADe!
COLeÇÃO AS MUSAS DO TeRCeIRO MILêNIO
VOLUMe 3. SeGUNDA eDIÇãO.
 i. O conteúdo original em meio digital pode ser livremente distribuído em formato “.pdf” desde que não seja modificado e se apresente por completo.
ii. Esta página só pode ser reproduzida em suporte físico desde que se apresente tal qual se encontra no original.
iii. O conteúdo da OBRA que exceder três páginas não pode ser exposto na Internet ou digitalmente reproduzido (utilizar a opção i). Ao longo do ano de 2018, solicite o “.pdf” para clarcen2009@gmail.com






  
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CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. Considerações sobre o ensino de Filosofia, sua relação com a educação e a noção de meio ambiente. In: I-Sophia: revista eletrônica de investigações filosófica, científica e tecnológica. Ano I, Volume 1, número 2 (2015) - Assis Chateaubriand: JPJ Editor, 2015. Trimestral. ISSN - 2358-7482. Pg.144-158.

CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. In: CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
 
DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD.FIALHO, Arivelto Bustamante. QUADROS, Augusto Wagner Farias de. CARVALHO, Nilton Cezar. Tecnologia da informação e educação contemporânea. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2015. 65p. il.
DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD.LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
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