sábado, 12 de janeiro de 2019

asM3M. Vol.3. Ed.2. Págs.69 a 71.

-asM3M. Vol.3. Ed.2. Págs.69 a 71.



Ela parou um pouco, lembrando e arquitetando sua próxima atuação. Tentou não mostrar-se limitada à própria memória e acessou outro endereço. Apontando para a tela, mostrou um texto que busca um pouco do passado, e registra outro tanto da tradição. Bento atendeu e leu consigo mesmo.
Foi pelo início do século XIX, no contato com os guaranis naturais do atual Paraguai, que os aventureiros europeus deram com o chimarrão. (SANTOS, 2010)
Embora não seja tão formal quanto um chá chinês, o ato do chimarrão, sendo um ritual, possui seus cerimoniais: a infusão deve ser preparada pelo dono ou chefe da casa e é este o primeiro a tomar da cuia. Isto é visto por muitos como um sinal de hierarquia, mas, na verdade, ninguém mais altruísta do que aquele que prepara o chimarrão: afinal, a primeira cuia é também a mais amarga. Ao terminar, ele deve preencher novamente o recipiente com água e passar para as mãos do próximo na roda. Assim, o companheiro ao lado sempre beberá a cuia mais agradável recebida de mãos amigas. Este é o ritual para fora, da solidariedade. Atenção: não passe a cuia adiante sem antes tê-la feito roncar (é um ruído parecido com o final de um milkshake), pois tal ato é muito mal visto. E a cuia sempre deve ser transmitida adiante com a mão direita. Coisas da tradição! (SANTOS, 2010)

Com os dois pés fincados no âmago da alma de Bento, seguros e firmes nos estribos do etério bagual, a prenda dos cabelos com a cor do pôr-do-sol mais lindo do mundo às margens do Guaíba dá uma última conferida no fundo dos olhos do vivente quando percebe que já pode afrouxar o laço e deixar o farrapo lidar solito com a nova lição.

- Ficaste chateado quando não respeitei teus conhecimentos... mas fica tranquilo... todo mundo conhece o suficiente se considerarmos os caminhos que cada um trilhou... nós imortais já vimos civilizações, sociedades e culturas inteiras aparecerem e serem dizimadas ao longo dos tempos... desde a pré-história... não vejo um uso mais ou menos correto para as palavras "clássico", "tradição" ou qualquer outra...

Mais fria do que barriga de sapo, complementou:

- Vocês vão bagunçando nosso trabalho diversificando o uso das palavras e nós vamos administrando o resultado e organizando o conteúdo na medida do possível... é nossa função auxiliá-los a evoluir de acordo com os planos do Olimpo... no campo das ciências e das artes em geral... o importante é que vão percebendo cada vez mais nuances e sutilezas nessas áreas conforme vão aprimorando suas técnicas e tecnologias... também nos beneficiamos disso... já vivemos muito tempo sem ar condicionado ou água encanada...

- Estou tranquilo e seguro... não fiquei chateado... pelo menos agora... ainda tenho que me acostumar com alguns conceitos novos, mas não vou abortar todas as práticas de então... acho agora que tenho apenas que observar o contexto específico de cada situação, atividade e público-alvo...

- É por aí...

- Nos vemos de novo?

- Acho que não... já estás pronto para uma nova fase, com outra musa que não utilize cuias de porcelana...

- Espera... e aquele negócio do sucesso vir antes do trabalho apenas no dicionário só funcionar aqui? Aqui onde?

- Aqui onde se fala português... ora bolas... enquanto que no último exemplo o tempo importava, nesse de agora o que importa, ainda, é o espaço geográfico... embora cada vez menos...

- Não entendi...



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Capa/Sumário: http://asm3m.blogspot.com/2018/11/as-musas-do-terceiro-milenio-2018.html
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt
(ISBN 978-85-915192-8-6)
asM3M. Vol.3. Ed.2.
TRI eQUIVOCADO, BARBARIDADe!
COLeÇÃO AS MUSAS DO TeRCeIRO MILêNIO
VOLUMe 3. SeGUNDA eDIÇãO.
 i. O conteúdo original em meio digital pode ser livremente distribuído em formato “.pdf” desde que não seja modificado e se apresente por completo.
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CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. Considerações sobre o ensino de Filosofia, sua relação com a educação e a noção de meio ambiente. In: I-Sophia: revista eletrônica de investigações filosófica, científica e tecnológica. Ano I, Volume 1, número 2 (2015) - Assis Chateaubriand: JPJ Editor, 2015. Trimestral. ISSN - 2358-7482. Pg.144-158.

CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. In: CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
 
DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD.FIALHO, Arivelto Bustamante. QUADROS, Augusto Wagner Farias de. CARVALHO, Nilton Cezar. Tecnologia da informação e educação contemporânea. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2015. 65p. il.
DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD.LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
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