Respirou novamente, olhou à volta como
se a busca por uma nesga de paciência estivesse perdurando por tempo
demasiadamente inquietante...
- Em seguida, quando mencionaste
a clássica tradição gaúcha, trouxeste para a discussão outros elementos
fortemente relacionados a geografia e linguagem, atribuindo à conversa uma
faceta muito correlata ao tempo... pois quando eu apresentei o chimarrão aos
índios que aqui habitavam na época em que tinham suas primeiras interações com
os colonizadores de então, aquecíamos a água em panelas de barro e bebíamos o
mesmo em cuias de porongo com a bomba de bambu e não de metal...
Ela pousou o queixo na mão direita
enquanto a outra mexia no cabelo:
- Está tudo bem quando utilizamos estes
termos no dia-a-dia, conforme o censo comum vai moldando a língua. Mas teremos
que revisar teu texto no que diz respeito à utilização destas palavras:
clássico e modernidades.
- E o que é que tem de tão especial
nisto?
- No meio acadêmico e no mundo das
ciências: é interessante que os pesquisadores possam reproduzir tua pesquisa e
que a receita que servirá de base para as próximas pesquisas e respectivas
derivações seja o mais inequívoca possível.
- Modernidade não diz respeito a coisas
atuais?
- Olha, piá: talvez não precises mexer
no texto se estas palavras aparecerem de forma que não impacte nos resultados
ou inviabilizem a reprodução da pesquisa. Mas a situação é diferente caso elas
sejam nativas do vocabulário da tua área de estudos.
- Entendi, como quando dizem que estão
modernizando os sistemas do governo e querem dizer que estão melhorando-os,
pois às vezes estão só tornando-os mais atuais com tecnologias modernas... o
que não pressupõe melhorias necessariamente.
- É, do jeito que expões, guri,
aparentemente vocês mortais já estão modernizando o próprio termo moderno ou o
verbo modernizar...
A ruiva suspirou e continuou:
- Mas eu estava me referindo no caso de
estares atuando no campo da biologia ou da história... se assim fosse, nós
imortais recomendamos, nos dias de hoje, a utilização da palavra modernidade
apenas para fazer referência a elementos que estão contidos no conjunto de
itens correspondentes à sociedade ou período de tempo caracterizado como
moderno com a ajuda da musa da história...
Seguro olhou apavorado para a imagem
que apareceu na tela assim que a musa acessou outro atalho ao RESUMO ESCOLAR
proposto pela página com as referências do volume 3.
- Se não estivermos tratando de
história propriamente dita, talvez falando em tecnologia da informação como
sugeres... é claro que estes textos não estão se referindo à retomada de
tecnologias eventualmente ultrapassadas ou do vapor no período que corresponde
à idade moderna e para o qual convencionou-se como marcos inicial e final: a
queda de Constantinopla no ano de 1453 e a Revolução Francesa em 1789.
Capa/Sumário: http://asm3m.blogspot.com/2018/11/as-musas-do-terceiro-milenio-2018.html
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt (ISBN 978-85-915192-8-6)
asM3M. Vol.3. Ed.2.
TRI eQUIVOCADO, BARBARIDADe!
COLeÇÃO AS MUSAS DO TeRCeIRO MILêNIO
VOLUMe 3. SeGUNDA eDIÇãO.
ii. Esta página só pode ser reproduzida em suporte físico desde que se apresente tal qual se encontra no original. iii. O conteúdo da OBRA que exceder três páginas não pode ser exposto na Internet ou digitalmente reproduzido (utilizar a opção i). Ao longo do ano de 2018, solicite o “.pdf” para clarcen2009@gmail.com |
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CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. Considerações sobre o ensino de Filosofia, sua relação com a educação e a noção de meio ambiente. In: I-Sophia: revista eletrônica de investigações filosófica, científica e tecnológica. Ano I, Volume 1, número 2 (2015) - Assis Chateaubriand: JPJ Editor, 2015. Trimestral. ISSN - 2358-7482. Pg.144-158.
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CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. From
modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies
field to study the modern and the post-modern education on punctual
elements. In: CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
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DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD.FIALHO, Arivelto Bustamante. QUADROS, Augusto Wagner Farias de. CARVALHO, Nilton Cezar. Tecnologia da informação e educação contemporânea. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2015. 65p. il.
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DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD.LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
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